fbpx

Passo a passo para fazer a higiene da boca de forma correta

higiene da boca
4 minutos para ler

Possivelmente você já deve imaginar que manter a higiene da boca é essencial para garantir que o seu sorriso seja saudável e bonito, não é verdade? Além disso, realizar a higienização correta evita consequências graves para a região, como o aparecimento de cáries, mau hálito, aftas e doenças, como periodontite, retração gengival e gengivite. Em situações mais extremas, o paciente pode até mesmo sofrer uma perda dentária.

Com base nisso, resolvemos apresentar o passo a passo para que você realize uma higiene bucal da forma correta, mantendo a saúde e a beleza dos seus dentes. É importante mencionar que ter um sorriso impecável também contribui com a autoestima e o bem- estar de uma pessoa. Se você quer saber mais, continue com esta leitura!

Escolha os produtos adequados

É comum que um elevado número de pacientes acredite que as escovas de cerdas duras são mais eficazes na limpeza dentária. No entanto, elas não são as mais recomendadas para realizar a escovação, já que podem lesionar a gengiva e não efetuar a limpeza.

Sempre prefira as escovas de cerdas macias, que são mais confortáveis e flexíveis. Elas devem ser trocadas conforme as cerdas vão ficando desgastadas, a cada dois ou três meses.

Opte também por usar o creme dental recomendado pelo seu dentista. Em geral, as opções com flúor são as mais indicadas por reduzirem a incidência de cáries e a desmineralização dos dentes, mas deve-se colocar pouco produto sobre a escova.

Caso o profissional recomende, utilize ainda um enxaguante para finalizar a limpeza. Entretanto, é essencial que o seu uso seja orientado por um dentista, caso contrário o produto pode provocar manchas e sensibilidade dentária.

Realize os movimentos corretos

Evite realizar movimentos aleatórios durante a escovação. É elementar que eles sejam circulatórios, leves e cubram cada face do dente, incluindo a região da gengiva e a superfície de mastigação. Depois realize movimentos como o de uma vassourinha, sempre do sentido da raiz do dente até o final.

Realize isso na superfície interna, na externa, na parte inferior e na parte superior. Essa é uma maneira de evitar o acúmulo de sujeira no sulco gengival e em regiões menos visíveis.

Escove a língua

Sabia que as rugosidades da língua acumulam tanta sujeira quanto os cantinhos entre os dentes e a gengiva? Por isso, escová-la é extremamente importante para evitar o aparecimento do mau hálito e o acúmulo de bactérias na região.

Para isso, utilize a própria escova de dente e faça movimentos como se você estivesse varrendo a região. É importante que isso sempre seja feito em direção a parte externa da boca. Existem ainda limpadores linguais de plástico próprios. Uma vantagem é que eles não costumam provocar ânsia de vômito. 

Não se esqueça do fio dental

Apesar de não haver um consenso entre os dentistas em relação ao melhor momento para utilizar o fio dental, sabe-se que usá-lo pelo menos uma vez ao dia é imprescindível para retirar a sujeira dos espaços entre os dentes e dos locais que as cerdas da escova não alcançam. 

Pegue um pedaço de aproximadamente 40 centímetros do fio, enrole no dedo indicador e com a ajuda do polegar passe delicadamente entre os dentes, seguindo cada curvinha. Vá eliminando a parte do fio dental suja e repita o movimento entre todos os dentes.

É válido mencionar que no mercado e em farmácias existem diferentes tipos de fio dental. Em geral, o tipo “fita” é mais recomendado para pacientes que têm pouco espaço entre os dentes. Todavia, é válido perguntar ao seu dentista a melhor opção para você.

Agora que você sabe como realizar o passo a passo para fazer a higiene da boca, aproveite nossas sugestões e garanta uma higienização impecável. Não se esqueça de que além da limpeza diária, é fundamental realizar uma limpeza com um profissional a cada 6 meses ou 1 ano. Além disso, lembre-se sempre de seguir as orientações do seu dentista para garantir a sua saúde bucal e a beleza do seu sorriso. 

Quer continuar por dentro de assuntos como esse? Então veja quais são as principais causas das cáries. Até a próxima!

Você também pode gostar

Um comentário em “Passo a passo para fazer a higiene da boca de forma correta

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar