fbpx

Implante ou canal: como saber qual opção é mais adequada?

implante ou canal
4 minutos para ler

Você está incomodado com o seu sorriso, apresentando sintomas desconfortáveis, mas não sabe se precisa fazer um implante ou canal? A primeira coisa que deve saber é que esses dois tratamentos são bem diferentes um do outro.

Cada um apresenta suas indicações e atende a necessidades distintas, por isso, o ideal é saber quando eles são recomendados para analisar o seu caso e definir se um ou outro é mais adequado. Foi pensando nisso que nós preparamos este artigo.

Continue lendo para entender o que são os implantes dentários e o que é um tratamento de canal. Veja as particularidades de cada um, quando são recomendados e os resultados alcançados. Assim poderá cuidar bem da sua saúde bucal e ter um belo sorriso!

O que é implante dentário e tratamento de canal?

Para fazer um tratamento de implante ou canal é preciso considerar o que está acontecendo com os seus dentes. Afinal, conforme explicamos, esses dois procedimentos são muito diferentes. Por isso, suas características e indicações são totalmente distintas. Veja a seguir o que é cada um deles.

O implante dentário

O tratamento de implante dentário é indicado para pessoas que perderam um ou vários dentes naturais. Por meio de cirurgia, o dentista insere um pino metálico no osso que serve como base para os dentes e sobre esse pino coloca uma prótese que completará a arcada dentária.

Ou seja, o implante na verdade é uma raiz dentária artificial que sustenta um dente também artificial. O intuito é preencher os espaços da arcada dentária para favorecer a mastigação, a fala e a estética do sorriso, elevando a autoestima do indivíduo.

O tratamento de canal

No caso do tratamento de canal, ele é feito em um dente natural que apresente problemas em sua polpa, ou seja, suas estruturas internas. Quando elas estão inflamadas, infeccionadas ou necrosadas e não podem ser tratadas, é feito esse procedimento para removê-las totalmente, evitando que a doença se espalhe para outras estruturas.

É indicado quando a parte externa do dente pode ser preservada, assim, conseguimos eliminar o problema sem precisar fazer uma extração. É um procedimento simples realizado no consultório do dentista com anestesia local.

Devo optar por implante dentário ou tratamento de canal?

Como você viu, não se pode optar por implante ou canal porque são recomendados para problemas diferentes. No primeiro caso, o procedimento é realizado quando há necessidade de substituir dentes naturais perdidos. No segundo, é indicado para evitar a extração de um dente cuja polpa está doente.

Para os implantes, o próprio indivíduo sabe se precisa ou não realizar esse procedimento, mas deve ser avaliado por um dentista para verificar se não há nenhum impedimento, já que se trata de uma cirurgia, ou se existe necessidade de uma preparação prévia, como a realização de um enxerto ósseo.

Porém, o tratamento de canal precisa de uma investigação mais minuciosa, pois nem sempre ele é necessário. Afinal, ter uma cárie ou sentir dor de dente não indica que é preciso remover a polpa. Portanto, o dentista fará exames clínicos e de imagem a fim de ter um diagnóstico preciso e indicar ou não esse procedimento.

É válido ressaltar que para fazer implante ou canal é preciso consultar-se em uma clínica bem estruturada e com um profissional experiente e capacitado. Afinal, ambos os tratamentos requerem um bom estudo para observar as necessidades do paciente e as particularidades de cada caso, alcançando excelentes resultados estéticos e funcionais.

Você não precisa ficar em dúvidas se deve optar por implante ou canal, porque basta considerar os problemas que está apresentando. Não se esqueça de contar com o suporte de bons especialistas para obter diagnósticos precisos e adotar as melhores técnicas em seu caso, alcançando o sucesso do tratamento.

Precisa de um bom dentista para fazer a sua avaliação? Entre em contato conosco e agende o seu horário para receber um atendimento de qualidade!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar