fbpx

O que fazer quando os dentes de leite caem?

dentes de leite prime odonto campo grande rj
5 minutos para ler

A queda dos dentes de leite é uma fase muito importante para a saúde bucal das crianças. Por isso, essa fase deve ser acompanhada com muita atenção.

Logo quando os primeiros dentes começam a cair, é essencial contar com o acompanhamento de um dentista especializado.

Muitas vezes os dentes de leite caem e os dentes permanentes demoram muito para nascer, surgindo muitas dúvidas sobre o que deve ser feito.

Após cerca de três meses, caso o dente permanente não tenha apontado e a criança esteja com dores de dente ou alterações na gengiva e mau hálito, é hora de levá-la ao especialista.

O dentista poderá esclarecer todas as dúvidas dos pais. Explicando todos os processos sobre essa fase e todas as soluções para tratar os possíveis problemas que podem ocorrer.

A queda dos dentes de leite

Aproximadamente um mês depois da perda do dente de leite, o dente permanente começará a nascer. Se em um ano o dente permanente não aparecer, será necessário colocar uma contenção para manter o espaço de crescimento dos dentes permanentes.

É importante destacar que crianças não podem usar implantes dentários após a queda dos dentes de leite. Pois isso poderia prejudicar o desenvolvimento dos dentes permanentes.

Ao levar uma criança ao dentista na fase de troca dos dentes, o especialista deve observar atentamente a idade, a dentição e realizar um exame de raio-x panorâmico para verificar toda a arcada dentária, como também verificar se o dente que ainda não nasceu está em outros locais da boca.

É importante lembrar que esse tipo de exame só pode ser realizado em crianças com mais de seis anos de idade. Geralmente, não é necessário realizar nenhum tipo de tratamento dentário quando o dente da criança demora a crescer, mesmo que ele demore 6 meses para surgir.

Com quantos anos os dentes de leite ficar moles?

Em geral, os primeiros dentes de leite começam a amolecer próximo aos seis anos de idade. Porém, essa estimativa pode variar de criança para criança.

Quando o dente permanente já está pronto para nascer, a raiz do dente de leite é reabsorvida. Assim, ela começa a ganhar mais mobilidade até se soltar totalmente da gengiva. 

A fase de troca dentária é uma etapa do processo fisiológico de todas as pessoas. Normalmente, os primeiros dentes a cair são os incisivos inferiores.

Essa é uma transição que deve ser acompanhada bem de perto pelos pais. Pois eles devem estar preparados para lidar com a confusão de sensações despertadas nas crianças com todo esse processo.

Por que o dente definitivo pode demorar a nascer?

O dente permanente pode demorar a nascer por uma série de motivos. Quando o dente de leite cai antes do período ideal, seja por uma pancada ou presença de cáries. Esse é um dos motivos mais comuns.

Mesmo com a antecipação da perda do dente de leite, o dente permanente deverá nascer na época prevista, que pode variar dos 6 aos 12 anos, dependendo do dente afetado.

Usualmente, aos 6 anos de idade é quando as crianças começam a perder os dentes de leite. Contudo, nem todos os dentes permanentes surgem de imediato.

Passado o período de três meses, citado anteriormente, caso os pais procurem um profissional, o mesmo analisará se o germe do dente está presente no local. 

Tratamento para os dentes que não querem nascer

Quando o dente de leite cai e o permanente não nasce, mas permanece na gengiva, é possível que o dentista opte em colocar um aparelho ortodôntico para tracionar os dentes. Abrindo espaço para que o dente permanente consiga se posicionar e nascer corretamente.

Caso não haja nenhum dente sobressalente na gengiva, é possível que o dentista recomende a colocação do aparelho nos dentes. Esse se faz necessário para que os demais permaneçam na sua posição ideal e para que, futuramente, quando a criança atingir a maioridade, ela possa colocar um implante dentário permanente.

Em alguns casos, os dentes podem se acomodar bem, mesmo com a falta de outro dente. Assim não é necessário realizar tratamento. Como também, se a mastigação não está prejudicada, bem como a aparência da criança.

Enquanto o dente não nasce, o que devo fazer?

Para garantir que a criança tenha uma ótima saúde bucal, ela deve ser ensinada desde cedo a escovar os dentes de forma correta para evitar cáries e gengivites.

É de extrema importância que os dentes sejam escovados pelo menos três vezes ao dia. A criança precisa entender desde cedo a importância de se escovar os dentes após todas as refeições e antes de dormir.

Caso a criança tenha um bom espaço entre os dentes, não será necessário usar o fio dental, mas se os dentinhos forem muito próximos, ela deverá usá-lo pelo menos uma vez por dia.

É importante também que a criança coma alimentos ricos em cálcio para os dentes fiquem mais fortes.

Evitar doces é uma dica importante para manter a saúde bucal dos dentes de leite e também dos dentes permanentes, evitando as temidas cáries.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar