fbpx

Profilaxia dental: o que é? Entenda aqui

4 minutos para ler

Ter um sorriso bonito e saudável faz com que as pessoas se sintam mais confiantes e felizes. No entanto, para mantê-lo assim, é essencial adotar cuidados regulares, como fazer a profilaxia dental.

Esse procedimento ajuda a complementar os cuidados que temos em casa para evitar o acúmulo de resíduos alimentares e a proliferação de bactérias. Desse modo, são prevenidos diversos problemas que podem abalar a saúde dos dentes e de toda a boca.

Como a profilaxia é muito importante, preparamos este artigo para explicar ao certo o que é, por que não deve ser deixada de lado, como é feita e ainda trazemos algumas dicas para você preservar a sua saúde bucal. Continue lendo!

A profilaxia dental e sua importância

A profilaxia dental, também chamada de limpeza dentária ou de consultório, é uma higienização profissional dos dentes. Deve ser feita periodicamente para eliminar resquícios de sujeira que a escovação diária não consegue remover. É feita pelo dentista com equipamentos e produtos especiais para promover uma limpeza profunda e completa.

Ela é importante porque mesmo que você seja uma pessoa comprometida com a escovação diária dos dentes, os resultados são bem diferentes quando o processo é realizado pelo dentista. Afinal, somente um profissional consegue limpar cada dente e os suas estruturas vizinhas de forma individualizada.

Dessa forma, não se trata de uma escovação simples para remover a placa bacteriana, mas de uma verdadeira faxina que alcança lugares que não temos acesso com a escova nem o fio dental. É fundamental eliminar esses resíduos escondidos porque eles promovem a proliferação de bactérias e podem desencadear problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite.

Somente o profissional é capaz de identificar cáries e outros acometimentos que não são facilmente visualizados por pessoas leigas no assunto. Por isso, a profilaxia dental é essencial e deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa preocupada com a manutenção e saúde dos dentes.

Etapas da profilaxia dental

Antes de iniciar a profilaxia dental o dentista faz uma avaliação completa da boca do paciente. Essa primeira análise é fundamental para observar se há problemas que precisam de tratamento, como uma cárie ou gengivite, ou se apenas é preciso fazer a limpeza.

Ele também define o que será necessário fazer, pois suas técnicas dependem da necessidade de cada paciente. Basicamente são realizados os seguintes procedimentos:

  • tartarectomia: para remover o tártaro entre os dentes, na linha da gengiva e sob ela;
  • escovação: com escova e creme especiais para uma limpeza profunda;
  • polimento: uma abrasão leve que remove manchas superficiais;
  • aplicação de flúor: para fortalecer os dentes e protegê-los contra cáries.

Após a profilaxia dental é possível que a pessoa tenha um pouco de sensibilidade, mas ela passa espontaneamente. É importante evitar alimentos ácidos nas primeiras 24 horas para não agredir o esmalte nem a raiz dentária.

Dicas para preservar a saúde bucal

Para ter uma boca saudável e um belo sorriso é preciso fazer a profilaxia dentária a cada seis meses, juntamente com a avaliação. Porém, ela é um complemento dos cuidados em casa, então, você precisa manter uma rotina saudável. Veja a seguir algumas dicas de como fazer isso.

Mantenha uma boa higiene

Escove os dentes pelo menos três vezes por dia, sendo ideal após cada refeição. Prefira uma escova com cerdas macias e creme dental com flúor. Não se esqueça de escovar a língua e usar o fio dental pelo menos uma vez por dia.

Identifique problemas no começo

Cultive o hábito de analisar sua boca para conhecer suas características. Assim poderá identificar problemas logo no começo. Observe o aspecto das mucosas, a superfície dos dentes, as gengivas, a garganta e a língua. Sempre que notar algo diferente, consulte um dentista.

Evite hábitos nocivos

Roer as unhas, morder objetos duros, usar os dentes como ferramenta, fumar e exagerar nos doces são hábitos que prejudicam a saúde bucal. Evite cultivá-los para que não desencadeiem problemas e complicações bucais.

Além de tudo isso, mantenha uma alimentação equilibrada e beba bastante água para que seus dentes recebam os nutrientes que precisam. Com esse cuidado, sua boca se manterá saudável e a profilaxia dental será uma proteção extra que vai assegurar a beleza do seu sorriso!

Quer conhecer outros procedimentos para cuidar da sua saúde bucal? Entre em contato conosco e conheça nossos tratamentos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar