fbpx

Quais são os tipos de mordida? Saiba como avaliar a sua

tipos de mordida
3 minutos para ler

Às vezes um bonito sorriso pode encobrir um problema muito comum: uma mordida imprópria. Este pode parecer somente um detalhe, porém, com o tempo, pode ocasionar sérios problemas na respiração, mastigação, fala, entre outros. O seu episódio é identificado pelo desarmonia dos dentes da arcada inferior e superior, sendo chamada de má oclusão dentária pelos dentistas.

Exige tratamento odontológico e acompanhamento e, primeiramente, uma avaliação de um profissional especializado, como o ortodontista. Entre as consequências que podem prejudicar os pacientes que mordem de maneira errada estão problemas na fala, na mastigação e até mesmo desgaste dos dentes. O efeito dessa inadequação dependerá dos tipos de mordida.

Neste post apresentaremos os tipos de mordidas erradas e qual a correta. Confira!

Prognatismo

É definida quando o osso maxilar (superior) é ultrapassado pelo osso mandibular (inferior), ocasionando especialmente problemas na mastigação. É também chamada de “queixo grande” pelo efeito visual que causa. Esta pode ser quase que definida como sendo a situação inversa da sobremordida. Pode também ser denominada de “mordida cruzada anterior”.

Retrognatismo

O retrognatismo é o oposto do prognatismo. É reconhecido pelo crescimento reduzido da mandíbula em relação à maxila, deixando o nariz saliente e o paciente com o queixo diminuído.

Mordida Cruzada

Esse é um tipo dessa mordida que pode estar presente em alguns casos de prognatismo, visto que os dentes superiores ficam trás dos inferiores. Também pode-se observar o deslocamento para o lado esquerdo, direito ou ambos. Esses pacientes constantemente têm assimetrias faciais e problemas de articulação nessa região.

Logo, as arcadas se desalinham e alguns dentes inferiores acabam se deslocam para o lado. A situação pode causar graves consequências como perda dentária, bruxismo, falta de articulação, retração gengival, baixa autoestima e assimetria facial.

Diastema

Diastema é um espaço extra entre dois ou mais dentes. É mais comumente visto nos dois dentes frontais da arcada superior. Diversas crianças têm diastema como consequência da queda dos dentes de leite, mas, na maioria das vezes, os espaços se fecham quando nascem os dentes permanentes.

Ele pode ser ocasionado pela falta de dente, pela diferença de tamanho dos dentes ou freio labial anormal, que é o tecido que se prolonga do lábio à gengiva até onde se localizam os dois dentes frontais superiores.

Apinhamento

Conhecido vulgarmente como dentes tortos, ele se caracteriza quando há diversos dentes para uma arcada considerada pequena para conseguir alojar a todos, ou acontece também quando é desproporcional à dimensão dos próprios dentes, ocasionando assim o amontoamento dos dentes.

Mordida normal

Em uma mordida considerada normal, os dentes devem encostar uns nos outros de uma maneira alinhada corretamente — dentes superiores com os inferiores — e têm o máximo de pontos de contatos entre si. É possível resolver dentes tortos, entre outros problemas odontológicos, com o auxílio de aparelhos móveis e fixos conforme a avaliação do seu dentista.

Por fim, agora você conhece os tipos de mordida erradas. Caso identifique que há algum problema com sua mordida, você deve procurar um bom profissional e realizar um tratamento com dentista qualificado. Dessa forma, será possível corrigir seus dentes e consequentemente sua mordida.

Conheceu os diferentes tipos de mordidas erradas e já qual é a correta? Então aproveite para ficar mais bem informado lendo também “Conheça 4 principais tipos de aparelhos dentários“!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar