fbpx

Aparelho autoligado: o que é e como funciona?

autoligado prime odonto campo grande rj
5 minutos para ler

Atualmente vivemos conectados de várias formas, principalmente, pelas redes sociais, que nos leva para qualquer lugar do mundo.

Com isso, aumenta também a preocupação com a estética da harmonia dentária. Felizmente, para essas pessoas, existe o aparelho autoligado, que um mecanismo que está revolucionando a odontologia.

A estética dentária nunca esteve tão em alta como agora, já que a cada dia novos tipos de tratamentos aparecem, e o aparelho autoligado surgiu como uma nova opção para quem deseja um sorriso perfeito e harmonioso.

Vamos mostrar para você, quais as principais diferenças entre o aparelho tradicional e o autoligado, e também todos os benefícios que essa nova solução tem a oferecer.

O que é um aparelho autoligado?

Como o próprio nome já sugere, o aparelho autoligado é um tipo de técnica de correção dentária por meio de aparelho, que dispensa o uso de das borrachinhas tradicionais e funciona com base no bráquete, que são responsáveis por sustentar o fio preso em pequenas estruturas que já vêm acopladas nele.

O aparelho autoligado possui a mesma função que os aparelhos tradicionais, mas com características diferentes, bem específicas, que o fazem ser superior aos aparelhos comuns. Esse tipo de aparelho é feito de material metálico, de porcelana ou plástico (policarbonato), que acaba sendo uma vantagem em relação aos aparelhos convencionais.

O aparelho autoligado usa a presilha para se fixar ao arco ortodôntico, reduzindo assim, o atrito entre os dentes, aumentando a estabilidade do tratamento dentário.

Esse tipo de intervenção, dispensa o uso de borrachinhas apresentando uma melhora significativa na qualidade de vida do usuário, já que a evolução do tratamento dentário com a utilização desse aparelho é muito mais rápida.

As vantagens do aparelho autoligado

Os benefícios do aparelho autoligado vão muito além de aparência, estabilidade ou tempo de uso. São muitas as vantagens oferecidas por ele, como por exemplo:

Aparelho autoligado e higiene

O tratamento com o aparelho autoligado, dispensa o uso de borrachinhas para fixar o fio sob os bráquetes, por isso, seu uso é muito mais confortável, pois reduz e evita feridas na boca, melhorando a mastigação dos alimentos e a escovação.

Os aparelhos com borrachinhas acabam acumulando restos de comida, que podem causar mau hálito, mas o aparelho autoligado não possui esse problema, pois a inovação torna a higiene mais fácil, já que retém menos placas bacterianas na boca.

Exige tempo menor de tratamento

O tempo de tratamento com esse aparelho é bem menor do que com o aparelho tradicional, pois quando o dispositivo é colocado na boca, ele aumenta a estabilidade e começa a corrigir as imperfeições de forma imediata.

Com isso, tanto o tempo de consulta quanto o tempo total do tratamento é reduzido de forma significativa, desde que sejam mantidos todos os cuidados em casa.

autoligado prime odonto campo grande rj

Um aparelho mais discreto

O visual dos aparelhos com borrachinhas incomoda muitas pessoas, pois são muito chamativos e nem todo mundo gosta de um sorriso metálico, principalmente em pessoas mais maduras.

Nesses casos, o aparelho autoligado é uma opção bem mais aceitável, já que esse tipo de dispositivo é muito mais discreto do que um aparelho tradicional. Sendo mais aceitado pelos adultos, que preferem corrigir as imperfeições dentarias de forma mais discreta.

Manutenção rápida

Outra grande vantagem desse aparelho é o seu tempo de manutenção, que é bem menor do que os aparelhos convencionais.

A consulta acaba sendo mais rápida porque o dentista não terá que trocar as ligaduras elásticas, economiza tempo do paciente e do especialista.

Menos dor no tratamento

Um dos piores incômodos durante um tratamento dentário com aparelho é a dor e o incomodo durante o processo.

Neste quesito, esse aparelho proporciona menos dor ao paciente durante o tratamento, pois não há a necessidade do uso das ligaduras elásticas.

Diminuindo significativamente as forças aplicadas sobre os dentes, ossos e gengivas, reduzindo a dor durante o tratamento dentário, e é também um dos pontos principais que garantem o sucesso do processo ortodôntico.

Aparelho autoligado e conforto

O conforto é muito importante para que o paciente consiga dar continuidade ao tratamento dentário, pois dores constantes podem mudar o estilo de vida da pessoa, trazendo desânimo durante o processo.

O ideal é que os aparelhos provoquem o mínimo possível de efeitos negativos sobre a saúde do indivíduo d o tratamento seja realizado com mais afinco.

Aparelho Autoligável
Aparelho Autoligável

A versatilidade do aparelho autoligado

Superar desafios nunca é fácil, mas esse aparelho oferece algumas vantagens em relação aos demais modelos de aparelhos, que podem fazer uma grande diferença no tratamento.

Além de tudo, o aparelho autoligado apresenta maior versatilidade, pois é recomendado para qualquer pessoa acima dos 7 anos de idade. Isso porque o seu design oferece mais conforto tanto para os adultos quanto para as crianças.

A preocupação com a saúde bucal deve começar logo na infância, mas muitas vezes é doloroso para uma criança passar por um tratamento com os aparelhos dentários comuns.

Nesses casos, o aparelho autoligado costuma ser uma ótima opção, pois são mais confortáveis e as crianças aceitam com facilidade.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar