fbpx

Confira cinco dicas para ter um sorriso saudável

cinco dicas para ter um sorriso saudável
5 minutos para ler

Ter um sorriso saudável é muito importante para qualquer pessoa. A saúde bucal vai muito além de ter dentes e gengivas saudáveis. Isso porque um sorriso bonito pode promover também um bem-estar físico e mental para as pessoas.

A boca é uma região bem sensível, que está constantemente exposta às bactérias e alimentos que podem afetar os dentes de forma negativa.

Separamos para você as melhores dicas cuidar do seu sorriso e os cuidados diários que você deve realizar em casa para manter a saúde bucal. Além de soluções odontológicas para melhorar a sua estética dentária. Confira!

cinco dicas para ter um sorriso saudável prime odonto rio de janeiro

Dicas para conquistar um sorriso saudável

Para ter um sorriso saudável é preciso tomar algumas medidas preventivas e ter uma rotina de cuidados diários. Escolhemos as cinco melhores dicas para ter um sorriso saudável.

Veja a seguir:

1- Mantenha uma boa higiene bucal

A maioria dos adultos sempre está atenta à saúde bucal das crianças, mas muitas vezes acabam esquecendo-se de cuidar dos seus próprios dentes da forma correta.

É importante lembrar de escovar bem os dentes e usar fio dental após cada refeição. Isso garante que sua boca fique protegida de bactérias causadoras de cárie, prevenindo doenças da gengiva que prejudicam a saúde e a estética do sorriso.

prime odonto campo grande cinco dicas para ter um sorriso saudável

2 – Mude os hábitos da sua rotina

O cigarro é um dos maiores inimigos da saúde bucal, pois pode provocar manchas nos dentes, doenças gengivais, além de causar câncer de boca. Por isso, esse deve ser um hábito que deve ser eliminado o quanto antes.

Outros hábitos que devem ser eliminados para manter um sorriso saudável são a mania de morder objetos como caneta e lápis. Isso pode causar desgaste dos dentes e até quebra-los em casos mais extremos.

O consumo de bebidas gasosas durante as refeições devem ser evitadas porque elas aumentam a acidez na boca, podendo causar erosão dentária.

3 – Visite o seu dentista com regularidade

O dentista é o profissional que está mais qualificado para ajudar você na conquista de um sorriso saudável.

Os dentistas conseguem identificar doenças bucais antes mesmo que o paciente perceba os sintomas, permitindo assim realizar um tratamento precoce para evitar complicações a longo prazo.

O dentista pode ainda orientar o paciente em relação aos cuidados diários com a saúde bucal, como a escova correta para o seu caso e qual creme dental usar.

cinco dicas para ter um sorriso saudável prime odonto clinica

4 – Faça um clareamento dentário

A realização de um clareamento dentário causa um grande impacto ao sorriso de uma pessoa. O clareamento deve ser realizado sempre com o acompanhamento de um dentista e existem duas formas de realizá-lo: clareamento em casa ou no consultório odontológico.

Em média, o tratamento feito em casa dura três semanas. Nesse caso, o paciente deve utilizar uma moldeira com gel de clareamento por algumas horas, geralmente ao dormir.

Já o clareamento realizado no consultório é feito com um gel especial que acelera o resultado podendo deixar os dentes mais brancos já na primeira sessão.

Existem ainda outros procedimentos estéticos que podem deixar o sorriso ainda mais bonito, como a faceta de porcelana, o implante e a lente de contato dental.

5 – Mantenha uma boa alimentação

É importante evitar alimentos muito açucarados para reduzir o acúmulo das placas bacterianas nos dentes.

Aposte em alimentos mais nutritivos como frutas, vegetais e iogurte natural. Eles fornecem vitaminas e minerais que ajudam a proteger o esmalte dos dentes e a diminuir o surgimento de cáries.

Alguns alimentos como cenouras cruas e maçãs, contem fibras que promovem a limpeza dos dentes durante a mastigação. Mas é importante ter esses alimentos como aliados, pois a higiene completa se dá por meio de escovação e o uso de fio dental.

cinco dicas para ter um sorriso saudável prime odonto clinica campo grande

A importância da limpeza dentária

A escovação e o uso do fio dental são essenciais para manter um sorriso saudável, mas existem alguns pontos dos dentes que são mais difíceis de limpar em casa.

Por isso, é importante realizar visitas periódicas ao consultório odontológico a cada seis meses de preferência, para realizar uma limpeza dentária.

No consultório, o dentista consegue higienizar mais profundamente a região, evitando assim o surgimento de cáries, além de impedir a formação do tártaro.

O importante é cuidar bem dos dentes em casa para não ter problemas maiores com a saúde bucal. Pois, dependendo do caso, não será necessário apenas realizar uma limpeza dental, mas sim fazer todo um tratamento para a saúde e estética dos dentes, que leva tempo.

Os tratamentos dentários podem durar muito tempo dependendo do caso, mas se o paciente cuida bem da higiene bucal, o tratamento poderá ocorrer rapidamente.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar