fbpx

Como fazer a limpeza de aparelhos fixos?

Como fazer a limpeza de aparelhos fixos prime odonto campo grande rj
5 minutos para ler

Os aparelhos ortodônticos representaram uma verdadeira revolução para a Odontologia quando surgiram. Isso porque esse recurso permite a correção de vários problemas estruturais na arcada dentária. Os aparelhos fixos foram os primeiros a serem desenvolvidos e ainda hoje são muito utilizados. Contudo, é claro que eles mudaram com o passar do tempo.

Como fazer a limpeza de aparelhos fixos prime odonto rj

A correção dos problemas estruturais dentários permite grande melhora na qualidade de vida das pessoas. Prevenindo uma série de situações indesejadas. E com a solução para vários problemas dentários surgiram também algumas dúvidas e, dentre elas, a mais comum é de como limpar os aparelhos fixos corretamente.

Mesmo sendo revolucionários e transformadores, os aparelhos demandam alguns cuidados específicos para garantir sua eficácia e evitar outros tipos de problemas, como as doenças periodontais e a facilidade para o surgimento de cáries.

A limpeza adequada dos aparelhos fixos é indispensável para garantir um tratamento bem-sucedido em todos os aspecto. Por isso, vamos mostrar um guia de limpeza completo do seu aparelho fixo para que você possa aprender tudo que se deve fazer para mantê-lo higienizado, garantindo a saúde bucal e um sorriso perfeito. Confira!

Começando pelo básico

Muitas vezes realizamos a escovação dos dentes às presas e de qualquer jeito. Mas é muito importante lembrarmos que esse processo é fundamental para a manutenção da saúde bucal e deve ser feito com muito cuidado para evitar problemas futuros.

Para quem usa aparelhos fixos, existem um preparo antes da escovação. Para isso, é necessário retirar todas as pecinhas removíveis do caminho, deixando assim as cavidades orais o mais livre possível para limpeza.

É muito importante que os elásticos que são trocados mensalmente não sejam removidos. Só deve ser removido, tudo aquilo que se tira para fazer as refeições, por exemplo. As demais partes do aparelho devem ficar em seus devidos lugares, agindo para transformar o sorriso.

fazer a limpeza de aparelhos fixos prime odonto campo grande rj

O uso da escova adequada para os aparelhos fixos

A escolha da escova adequada é fundamental para a manutenção da saúde bucal. Já que ela é a responsável pela higienização mecânica tanto dos dentes quanto do aparelho fixo.

A escova ortodôntica é criada especialmente para atender às especificações dos aparelhos. Ou seja, ela é projetada para ser anatômica e é capaz de realizar a limpeza das pecinhas.

O uso de uma escova ortodôntica é igual ao uso de uma escova tradicional. Ou seja, durante a escovação deve-se realizar pequenos movimentos circulares em todas as regiões, passando pelas gengivas e pela parte de trás dos dentes. Essa ação deve ser mais prolongada nas áreas de difícil acesso. Utilize o passa fio “sem limites”

O uso do fio dental é um processo indispensável na higiene bucal. Isso porque ele alcança áreas que não são higienizadas pelas escovas. Limpando assim os espaços entre os dentes e os pontos de encontro com as gengivas.

O uso correto do fio dental evita a formação de placa bacteriana em regiões de difícil acesso. Isso é muito importante para a manutenção da estrutura dentária. Contudo, essa tarefa pode ser um pouco mais difícil para quem usa aparelho fixo.

Nesse caso, o ideal é fazer uso do passa fio, também conhecido como condutor, que é um objeto semelhante a uma agulha e serve para conduzir o fio dental até as áreas de difícil acesso.

ortodontia aparelhos fixos prime odonto campo grande rj

Redobre o cuidado com os bráquetes dos aparelhos fixos

Para quem não sabe, os bráquetes são as pecinhas que chamam a atenção no aparelho ortodôntico. É onde podem ser colocados os elásticos de cores diferentes, fazendo com que os aparelhos fiquem mais personalizados ou customizados.

Os bráquetes também são os maiores responsáveis pelo acúmulo de microrganismos e sujeiras no aparelho. Por isso, é muito importante redobrar a atenção aos bráquetes na hora de limpar o aparelho fixo.

É preciso realizar a higienização com muito cuidado e sempre que possível. Mesmo que as escovas ortodônticas sejam preparadas para abraçar os bráquetes, reserve um tempo para realizar a limpeza aos redores.

Realizar bochechos com antissépticos bucais

Os enxaguantes ou antissépticos bucais são os grandes aliados de quem usa aparelhos fixos. Pois este produto é capaz de alcançar praticamente todos os pontos da cavidade oral. Assim, previne o surgimento de placas bacterianas e de manchas nos dentes.

Utilizar o enxágue bucal pelo menos duas vezes ao dia é o ideal, de preferência ao acordar e antes de dormir. Sempre utilizar o enxaguante após o uso do fio dental e da escova de dentes.

Procurar por fórmulas que não contenham álcool em sua composição é muito importante, para evitar o ressecamento da mucosa ou possíveis reações contrárias relacionadas a sensibilização da região.

Mantenha um acompanhamento com o dentista

É imprescindível manter em dia seu acompanhamento dentário com um especialista. Nunca deixe as consultas com o dentista de lado. Principalmente quando se usa aparelhos fixos. Nesse caso, as consultas devem ser feitas mensalmente para a manutenção do dispositivo.

Seguir as orientações do dentista responsável pelo seu tratamento corretamente também é muito importante. Porque o sucesso do tratamento depende muito do compromisso que o paciente tem com sua saúde bucal.

O compromisso com o tratamento dentário garante um processo mais eficaz e um resultado bem mais satisfatório, podendo diminuir de forma significativa o tempo de uso dos aparelhos fixos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar