fbpx

Lentes de contato dental: guia completo

Lentes-de-contato-dental-prime-odonto-rj-campo-grande
5 minutos para ler

Quando falamos em lentes de contato, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as lentes de contato para os olhos. Contudo, atualmente, as lentes de contato dentais têm ganhado muito espaço e cada vez mais adeptos que buscam um sorriso perfeito.

Lentes-de-contato-dental-prime-odonto-campo-grande-rio

Elas proporcionam uma aparência branquinha e simétrica ao sorriso. A moda das lentes de contato dental, conquista pessoas de várias idades e profissões, inclusive, muitas celebridades.

O que são as lentes de contato dental?

As lente de contato dental, é um dispositivo semelhante a um laminado feito com cerâmica odontológica (porcelana) e tem como objetivo recobrir os dentes para melhorar a sua estética.

A espessura da lente de contato dental é ultrafina, mas ao mesmo tempo muito resistente e com baixo risco de fraturas ou descolamentos.

Essa técnica é utilizada para corrigir a cor e a forma dos dentes, quando os mesmos já possuem boas condições e são razoavelmente alinhados.

Por isso, a técnica é a queridinha utilizada por muitos famosos com sorriso perfeito.

Lentes-de-contato-dental-prime-odonto-rj

Os modelos de lentes dentais  

Existem vários modelos de lente de contato dental e são uma variação ultra fina das facetas de porcelana, que é o laminado mais usado nos tratamentos estéticos e odontológicos.

Uma característica fundamental e muito importante da lente de contato dental é que sua instalação não exige desgastes dentários para ser realizada.

Entretanto, o mercado já dispõe de uma variação ainda mais moderna e delicada dela, que o fragmento cerâmico, que é um laminado para recobrir apenas as partes desarmônicas do sorriso.

Qual a durabilidade das lentes de contato dental?

Não há estudos que apontem com certeza a durabilidade da técnica com lente de contato dental, mas algumas pesquisas sobre a durabilidade das facetas laminadas de porcelana trazem dados muito positivos.

Nos Estados Unidos, foi feita uma análise com mais de 2 mil facetas instaladas após 10 anos de uso e para surpresa de todos, em apenas 4% dessas peças, haviam intercorrências com necessidade de substituições.

Mas o que mais surpreendeu a todos na pesquisa foi que a expectativa de durabilidade das facetas laminadas é maior do que as das próteses dentárias fixas de porcelana.

Lentes-de-contato-dental-prime-odonto-rj-campo-grande-dentista

As lentes contatos dentais podem corrigir quais problemas?

No geral, as correções feitas pelas lentes de contato são as mais simples, ou seja, na cor e na forma dos dentes.

Elas podem ser consideradas menos efetivas para corrigir problemas estéticos mais complexos do que as facetas de porcelana.

Porém, em muitos casos a delicadeza e discrição das lentes de contato, são suficientes para conseguir resultados incrivelmente satisfatórios.

Aumento de comprimento (alongamento)

As lentes de contato dentais são muito usadas para aumentar o cumprimento dos dentes curtos ou desgastados, trazendo uma aparência mais jovem e limpa ao sorriso.

A técnica ajuda também a prevenir desgastes futuros nos dentes. Isso ocorre devido a resistência das porcelanas odontológicas em relação ao tempo, dando muito mais vida útil ao material.

Fechamento de espaços (diastemas)

A técnica das lentes dentais pode resolver os problemas dos pequenos espaços naturais entre os dentes, os diastemas, que são problemas considerados estéticos, onde os dentes ficam espaçados entre si.

Aumento de volume (largura)

As lentes dentais servem ainda para aumentar o volume dos dentes (largura), ajudando no comprimento (alongamento) e é muito indicado para pessoas que possuem dentes com muitos espaços adjacentes entre si.

Correções suaves de cor

Um sorriso perfeito requer muitas vezes algumas correções e harmonização dos dentes, essas correções também podem ser relacionadas à cor dos dentes que costumam ficar amarelados com o passar do tempo.

Os dentes ficam escuros principalmente por conta do cosumo de alimentos com coloração forte, como café, refrigerantes, salgadinhos, entre outros. Esse tipo de tratamento só não é indicado para pessoas que possuem dentes com variações intensas de cor ou muito amarelados.

Nesses casos, os pacientes poderão usar outras técnicas dentárias como as que utilizam as facetas em porcelana.

Lentes-de-contato-dental-prime-odonto-rj

As lentes de contato dental podem ficar amareladas assim os dentes?

Sim, as lentes de contatos dentais podem amarelar, mas em menos intensidade do que os dentes naturais.

É possível que o paciente necessite de um clareamento dental sobre os dentes naturais para que eles se harmonizem em relação a cor das lentes.

Isso porque os dentes ficam amarelados bem mais rápido e com mais intensidade do que as lentes, que se mantêm brancas por muitos anos.

Posso comer normalmente com as lentes dentais?

A resposta é sim, não há nenhuma restrição em relação à consistência ou temperatura dos alimentos ingeridos pelos usuários.

Todos os pacientes em tratamentos estéticos com técnica com lente de contato dental podem se alimentar normalmente.

Eles podem ter uma dieta convencional imediatamente após colocar as peças de porcelanas. A alimentação pode ser igual era antes de colocar lentes dentais.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar